Bitcoin despenca a menor nível desde maio após fala de presidente do Facebook
LONDRES, 23 Out (Reuters) - O preço do bitcoin despencava cerca de 7% nesta quarta-feira, atingindo o menor nível desde meados de maio, depois que o presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, expressou no Congresso dos Estados Unidos dúvidas sobre se o plano de lançamento da moeda digital libra vai sair do papel.
Por volta de 15h, a cotação do bitcoin na Bolsa Bitstamp, em Luxemburgo, caía 6,6%, para US$ 7.493, após ter recuado para abaixo de US$ 7.300, menor valor em cinco meses.
Durante audiência no Comitê de Serviços Financeiros da Casa dos Representantes dos EUA, Zuckerberg itiu que não saber se a libra vai funcionar. Mas ele reafirmou a parlamentares que o Facebook não vai apoiar o projeto da criptomoeda se o grupo por trás dela não resolver todos os questionamentos das autoridades regulatórias dos EUA.
"O bitcoin rapidamente ou a recuar após o depoimento de Zuckerberg começar", disse Edward Moya, analista sênior de mercado na OANDA, em Nova York. "Atualmente há um crescente sentimento de que nunca veremos a libra em funcionamento e isso é um potencial revés para todo o mercado de criptomoedas."
A libra é projetada para ser uma moeda digital lastrada por uma reserva de ativos físicos, incluindo depósitos bancários e títulos governamentais de curto prazo, e detida por uma rede de custodiantes.
Mas os planos da Associação Libra, encabeçada pelo Facebook, atraíram críticas de autoridades regulatórias ao redor do mundo sobre o impacto da moeda digital no sistema financeiro, privacidade de usuários e o potencial para lavagem de dinheiro.
Além das preocupações sobre a libra, Charles Hayter, presidente-executivo da CryptoCompare, também citou que após um otimismo no início do ano que ajudou a impulsionar os preços de criptomoedas, "temos visto um enfraquecimento de volumes de negócios e pressão regulatória de uma série de jurisdições".
O bitcoin está em tendência de queda desde no segundo semestre, acumulando queda de cerca de 47% desde o fim de junho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, , ler e comentar.
Só s do UOL podem comentar
Ainda não é ? Assine já.
Se você já é do UOL, faça seu .
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.