Brasil deixa de ter a maior taxa de juros reais do mundo; Rússia lidera
O Brasil deixou de ter a maior taxa de juros reais do mundo, segundo levantamento feito pelo analista internacional da Apregoa.com – Cruzeiro do Sul, Jason Vieira, em colaboração com o analista de mercado da Weisul Agrícola, Thiago Davino. A Rússia agora é a campeã dos juros reais.
Com a redução dos juros nominais para 9% ao ano, decidida nesta quarta-feira (18) pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, a taxa de juros reais no Brasil cai para 3,4% ao ano
O primeiro lugar no ranking ficou com a Rússia, com taxa de 4,2%. Em terceiro, aparece a China, com 2,9%. Na outra ponta, com as menores taxas de juros reais do mundo, aparece a Venezuela, com taxa de juros reais de -6,9% ao ano, antecedida por Cingapura (-4,4%) e por Turquia (-4,2%)
A mudança de posições aconteceu com as últimas reduções de juros no Brasil, além de algumas projeções de inflação e ao aumento dos juros reais na Rússia. Os juros reais descontam a inflação projetada para os próximos 12 meses.
Falando de juros nominais (que não descontam a inflação), a Venezuela tem a maior taxa do mundo, com 15,65%.
O Brasil vem em segundo no ranking dos juros nominais, empatado com a Argentina, com 9%.
O ranking foi elaborado pelo analista internacional da Apregoa.com – Cruzeiro do Sul, Jason Vieira, com a colaboração do analista de mercado da Weisul Agrícola, Thiago Davino. A pesquisa de juros reais não inclui todos os países do mundo, mas 40 economias relevantes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, , ler e comentar.
Só s do UOL podem comentar
Ainda não é ? Assine já.
Se você já é do UOL, faça seu .
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.