Mídia e Marketing #211: Vanessa Gordilho, VP comercial varejo da Vibra
Com mais de 8 mil postos de combustíveis, como o marketing de uma empresa de energia trabalha para escutar o que o consumidor realmente precisa no seu dia a dia? E 'confiança' é a palavra mais importante para uma distribuidora de gasolina?
O episódio #211 do programa Mídia e Marketing conversa com Vanessa Gordilho, vice-presidente executiva de comercial varejo da Vibra - confira, acima, a entrevista completa.
No papo, Vanessa ainda fala sobre a relevância da equipe de frentistas na comunicação da empresa e como a regionalização aprimora o trabalho do marketing da companhia. A executiva também comenta sobre o trabalho de rebranding da Lubrax, feito pela agência Design Bridge and Partners, do grupo WPP.
Confira outros trechos da entrevista:
Colocar combustível não é algo opcional do brasileiro. Sendo assim, como a gente atua, de fato, na ponta, na boma, e escuta o que o consumidor precisa no dia a dia? Trazer o marketing para esse momento é algo fundamental.
a partir de 2:45
A regionalização é muito distinta, o Brasil é muito grande. Em Recife, o posto é o mundo, o ecossistema completo. Em Fortaleza, o público não faz tanta compra na conveniência, mas a marca é sinônimo de confiança. Já em Goiânia, por exemplo, é tudo mais disperso: até dentro do estado a comunicação é diferente.
a partir de 4:42
Por mais de pesquisas que a gente faça, temos mais de 85 mil frentistas. Não tem melhor database do que a informação deles. São milhões investidos em um programa de fidelidade, mas temos usado muita informação dos nossos frentistas para a gente impactar melhor nosso cliente.
a partir de 7:01
Dentro dos nossos postos, temos 1.500 lojas BR Mania e 1.800 lojas Lubrax, que complementam nosso ecossistema. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, estamos acostumados a serviços de delivery que entregam rápido - mas isso é concentrado em algumas capitais. Por isso, as lojas de conveniência precisam atuar nessa proximidade, com a quantidade de produtos e de SKUs que possam impactar aquela região.
a partir de 8:45
Também precisamos desenvolver produtos regionais: a ideia é entender como a gente acha produtos regionais para impactar a vida das pessoas, para que elas se sintam pertencentes ao ecossistema. Ninguém é fã de botar gasolina. Dado que ele tem que fazer isso, que ele faça de forma mais fluida.
a partir de 10:02
Para a gente do marketing, não tem nada mais importante do que falar que os combustíveis que estão dentro do posto Petrobras são de confiança. Esse é o nosso maior asset. Precisamos ter muita seriedade para nunca perdermos isso.
a partir de 14:00
Precisamos dar segurança para mais mulheres trabalharem com a gente. Não tem diferença entre homem e mulher: tem diferença entre quem quer trabalhar e quem não quer. Meu papel é incentivar para que elas, cada vez mais, possam trabalhar onde elas quiserem.
a partir de 22:12
Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube. O Mídia e Marketing também está no Canal UOL, que pode ser assistido nas seguintes operadoras:
- Claro TV: canal nº 549
- Sky: canal n° 88
- Vivo TV: canal nº 613
- Oi TV: canal nº 140
- TVRO Embratel: canal nº 546
- Samsung TV: canal n° 2074
- Zapping: canal nº 64
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, , ler e comentar.
Só s do UOL podem comentar
Ainda não é ? Assine já.
Se você já é do UOL, faça seu .
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.